A escola foi criada por decreto do Presidente do Estado de São Paulo, Dr. Jorge Tibiriçá em 17 de novembro de 1905. Durante o ano de 1906 deu-se a construção do prédio, o qual foi mais tarde transferido para a propriedade do estado. A instalação do Grupo Escolar ocorreu em 08 de junho de 1907, sendo-lhe outorgada a denominação de Grupo Escolar “Edmundo Trench” em homenagem ao prefeito da cidade na ocasião. Esteve encarregado de sua organização o inspetor escolar professor José Carneiro da Silva. Durante o ano de 1907, freqüentaram a escola 357 alunos, distribuídos de 1ª a 4ª séries, separados por sexo: feminino no período da manhã e masculino à tarde.
Em dezembro de 1917 o nome do Cel. Edmundo Trench foi suprimido do título do Grupo Escolar, passando este a denominação de Grupo Escolar de Avaré. Em 1935, com a criação do 2º Grupo Escolar, passou a chamar-se 1º Grupo Escolar de Avaré. Somente três anos mais tarde, através do Decreto de 02 de junho de 1938 é que passou a ser denominado de Grupo Escolar “Matilde Vieira” em homenagem póstuma a dedicada professora que trabalhou na escola entre 1913 e 1933, ano em que se verificou seu falecimento.
Em 1951, por iniciativa do então prefeito municipal, Dr. Antonio Ferreira Inocêncio os muros da frente do prédio foram demolidos e o pátio foi transformado em praça pública. A essa praça foi dada a denominação de Praça Cel. Edmundo Trench.
Com o prédio tombado pelo CONDEPHAAT, a Unidade Escolar é considerada um referencial histórico da cidade de Avaré, tendo vivido momentos contrastantes, em diversas épocas: tristes, quando abrigou gaúchos e paulistas na revolução de 1932; emocionantes quando recebeu a visita do compositor Villa Lobos.
Instalada em um prédio centenário, recentemente reformado e de rara beleza, conta com 10 salas de aula, sala de professores, sala de secretaria, sala da direção, sala de coordenação pedagógica, laboratório de informática, espaço da memória, despensa, cozinha, banheiros para alunos, banheiro para professores, amplo pátio coberto, quadra poliesportiva e áreas livres.
Atualmente a escola conta com um corpo docente de 50 professores, auxiliados por 18 funcionários que trabalham com 973 alunos distribuídos em três períodos no Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio.

0 Comments:

Post a Comment




 

  ©Caio vieira Matilde Vieira.